Se você está acostumado apenas com a interface gráfica e o Prompt de comando do Windows, vai precisar de acostumar com o Terminal no Linux. Como usuário dá pra se virar bem hoje em dia com os ambientes gráficos, mas não pense que este é o caso para um administrador de TI. Você vai precisar sujar a mão de graxa e isto significa entender o básico do sistema.
Não vou escrever um curso de Linux aqui. Ao invés disso, aqui vão alguns recursos que podem te ajudar a começar antes de começar a montar seu projeto ou infraestrutura.
- No Windows 10, você pode instalar o Hyper-V e escolher uma máquina virtual pronta do Ubuntu pra brincar. Este é um jeito simples de ter acesso a um desktop completo, mas não é o único.
- Você também pode instalar uma máquina virtual do zero para se familiarizar com o processo de instalação. Ubuntu e seus derivados como o Zorin e Peppermint são fáceis de instalar. Passe longe do Arch Linux. Veja este artigo pra saber com qual distribuição começar.
- Este curso grátis da Primecursos me pareceu bem honesto e vai te dar conceitos importantes sobre distribuições, sistema de arquivos e instalação de pacotes.
- O Manual do Administrador Debian é muito bom, mas exige algum conhecimento prévio. Então comece pelo Apêndice B e depois que estiver mais confortável comece do começo.
Como tudo que vale a pena na vida, você vai precisar dedicar algum tempo e esforço. Não vai ser um videozinho de 5 minutos do Youtube que vai resolver. Mas você vai ver que em poucas horas vai conseguir entender o básico e daí tudo fica mais fácil.
Encontrou algum recurso de treinamento legal que te ajudou a aprender o básico do Linux, e que seja grátis e em português? Conta pra gente!